Hoje trago-vos mais um trabalho, onde procurámos trabalhar os momentos de decisão de cruzamento! Na primeira parte começamos por realizar exercícios de equilíbrio associados aos momentos de cruzamento, na segunda fase incutimos o momento de decisão a quando o cruzamento não está ao alcance e recuamos para a baliza, claro aí sempre associado o momento de reacção, e por fim trabalhámos os situação de cruzamento com transferência para remate em diagonal, utilizando duas cores para sinalizar o disparo...
Mais um trabalho realizado pelos guarda redes do SCU Torreense U19, desta feita trabalhamos a velocidade reacção e a tomada de decisão através do 1 contra 1 sem nunca esquecendo claro o trabalho de pés que fazem parte do dia a dia dos nossos guarda redes!
No primeiro exercício procurámos trabalhar em uma primeira fase o passe e a recepção de seguida com transferência para a velocidade utilizando mini-bolas e terminando com recepções médias!
No segundo trabalho utilizamos bolas ténis e 1 contra 1, com alguns erros mas faz parte pois ainda estamos na pré época
Para terminar procurámos englobar o estimulo auditivo, o 1 contra 1 , e os remates de curta distância em diagonal para finalizar!
Inicio de mais uma época desportiva! Desta feita na equipa júnior do SCU TORREENSE SAD onde trago para vocês um pouco do treino no final da 1ª semana de trabalho, procurei juntar o treino funcional com as capacidades físicas, ainda muito trabalho pela frente a nível técnico e táctico mas ainda assim estou satisfeito! Espero que gostem
Mais um dia de trabalho com o guarda redes profissional Diogo Ferreira, desta vez trago um video onde procuramos focar-nos na força explosiva e penso que o resultado está a vista de todos nós e percebemos que cada vez estará mais preparado e confiante para abordar a sua época na equipa profissional do Vitória Setúbal.
A 2 semanas de começar mais uma época 2016/2017 na equipa junior do Sport Clube União Torreense, os "Aquecimentos" já começam a ser feitos! Diogo Ferreira guardião que defende as cores da equipa principal do Vitória Setúbal também já prepara a nova temporada de maneira a entrar com o pé direito no futebol profissional. Agradeço-lhe por ter confiado a mim essa preparação fruto do reconhecimento e valor que me tem sido reconhecido por várias pessoas, dando-me cada ez mais força e orgulho para continuar a trabalhar naquilo que realmente amo!
Deixo-vos aqui um video de alguns exercícios feitos para melhorar a sua performance, focando numa primeira fase o trabalho proprioceptivo e terminando com um trabalho de agilidade, sem nunca esquecer claro as técnicas ilustrando aqui as Recepções Médias, Quedas Laterais Rasteiras, Médias (Altas) recorrendo a remates em diagonal com segunda bola e a utilização da mão trocada.
Boa tarde, aqui deixo nas fotos como planeio os treinos, é importante o fazê-lo para no mínimo dos mínimos termos uma ideia do trabalho que estamos a desenvolver, e como referência percebemos no pós treino o que falhou ou o que correu muito bem adaptando assim tudo o que fazemos diariamente, porque o treino de guarda redes é isto mesmo evolução diária da arte do saber treinar.
Espero ter ajudado no alguém que ainda não o faça, mas sem duvida que com o treino detalhado no papel ou em computador tudo fica mais fácil!
Segundo jornal "Record" o guarda redes espanhol Victor Valdés poderá na próxima época representar as cores verde e branca do Sporting Clube de Portugal, segundo fontes destes, o guardião actualmente representando o Standard Liège em empréstimo do Man United foi observado pelo treinador de guarda redes da equipa B, Tiago, no passado fim de semana. Se a transferência se confirmar é muito provável que Rui Patrício uma das caras mais acarinhadas pelos adeptos leoninos e actual titular da selecção Nacional esteja de saída.
Já imaginou o que é ter na liga portuguesa três dos guarda redes mais mediáticos do mundo?Juntos Casilla (FC Porto) Julio Cesar ( Benfica ) e Valdés já conquistaram os uns incríveis 66 títulos. Incluindo nessa lista 7 Ligas dos Campeões, 5 Mundiais de clubes, e todos os grandes troféus de selecções.
Assim, se o guarda redes que era o patinho feio da super equipa de Guardiola no Barcelona tiver mercado e espaço em um grande de Portugal, candidato ao título estará certamente presente na próxima Liga dos Campeões, indo assim voltar aos holofotes europeus.
Muitos de nós não sabemos quando e como surgiu a ideia de futebol, nomeadamente da posição de guarda redes, deixo aqui um video onde muito resumidamente explica um pouco da história...
Não percam este pequeno video:
Aproveitando a paragem do campeonato, que já leva quase 2 semanas, decidi dar um pouco mais de carga ao trabalho realizado pelos nossos guarda redes, sem competição a valer apenas com um jogo amigável amanhá frente aos juniores do Benfica, fica aqui a dica de um dos exercícios realizados esta semana, focado na tomada decisão do guarda redes aliando a velocidade de reacção no exercício procurei colocar mais pressão na capacidade que o nosso guarda redes tem em reagir quando perde a visão total da bola.
Este treino contou com a inclusão do guarda redes júnior Jake, que chegou recentemente ao clube, sendo este o 2º treino realizado, Jake chegou ao clube proveniente dos DC United.
Neste fim de semana recebemos o benfica a contar para a ultima jornada da primeira fase, Dani foi o guarda redes que alinhou, sendo ainda de primeiro ano portou se muito bem, evitando por várias vezes o golo do Benfica assumindo-se assim como um dos melhores em campo. Grande jogo campeão!!! Continua a trabalhar rapaz, com paixão e dedicação e mais jogos como 0 deste virão... Parabéns Daniel
Semanalmente em período de competição os microciclos são preparados em função do que o jogo nos poderá apresentar, e na BALIZA e processo é muito parecido, tentamos preparar da melhor forma os nossos guarda redes para o jogo, com um objectivo: DEIXAR A BALIZA A ZEROS.
Deixo aqui alguns dos factores que devemos ter em conta na preparação semanal dos nossos treinos:
- Sistema táctico
- Modelo de jogo da equipa adversária (Este ultimo irá influenciar muito as nossas acções em treino)
-Jogo directo
- Jogo de posse
- Se procuram frequentemente diagonais nas costas da defesa
- Se quando chegam ao ultimo terço do campo arriscam o remate
- Se preferem jogar pelas alas (Frequente os cruzamentos)
- Se adoptam um jogo mais pela zona central, através de apoios frontais
- etc
- Ter minimamente presente as características de jogadores mais influentes das equipas adversárias
- Condições climatéricas
- Piso Relvado/ Sintético
- Perceber como poderá actuar a equipa adversária ( Se vai deixar-nos sair na 1ª fase construção baixando o seu bloco ou se irá adoptar uma pressão mais alta ) o que poderá diferenciar muito de jogo para jogo, jogando casa ou fora.
É importante uma preparação rigorosa do nosso trabalho, com objectivos bem definidos e estruturados, para que no final da semana nos deitarmos de consciência tranquila e aí sem dúvida que o sucesso ficará mais próximo.
Para terminar deixo aqui um exemplo de um treino feito por nós, realizado já no final do microciclo, onde procurei trabalhar situação de cruzamentos, e por fim remates em zona frontal / diagonal sem nunca esquecer as reposições de bola sendo ela com a mão ou com o pé pois em grande parte representam as nossas acções em jogo.
Na ultima jornada da primeira fase recebemos e vencemos o Eléctrico por 2 x 0 treinada pelo antigo guarda redes do Torreene Marco Tábuas que todos nós conhecemos, deixo aqui para vocês a actuação do nosso guarda redes João Ascenso que apesar de não ser o habitual titular mostrou estar à altura do acontecimento tendo apenas em 29 acções durante o jogo errado 3, dando uma exelente percentagem de 10,3% de erros, por isso, e sem me querer alongar mais felicitar a exibição deste jovem guarda redes no qual também depósito toda a minha confiança.
Partilho aqui um pouco do trabalho que realizamos diariamente em campo,na parte inicial começamos por trabalhar mais a parte técnica seguido de um exercício focado na reacção com estimulo auditivo, acabando com exercicios de velocidade englobando numa primeira fase a defesa à segunda bola e por fim executando remates com desvio estimulando assim a resistencia e os reflexos do guarda rede através de uma boa dinâmica, fiquei contente com o resultado final:
Caros Leitores...
Chamo-me João Carvalho, vivo em Torrees Vedras, e actualmente sou treinador de guarda redes no plantel sénior do Torreense Sad, comecei a minha curta carreira de jogador com apenas 7 anos e desde sempre a posição que mais me cativou dentro das quatro linhas e fora destas foi a de guarda redes.Então tudo começou, comecei a treinar-me no torreense nas camadas jovens até sub14, daí fui para a Fonte Grada clube onde subi de divisão e que guardo grandes momentos da minha vida... Mas algo me despertou a atenção nestes clubes por onde passei, a verdade é que nunca tive um treinador de guarda redes em 9 anos que desempenhei a função de guarda redes, fiz umas pesquisas e reparei que, o que estava perante mim era um problema global no nosso país, desvalorizava-se o treino específico da posição que mais necessita de ser trabalhada, porque o guarda redes não se limita a defender é necessário um trabalho tanto a nível psicológico como técnico-táctico diferente de um jogador dito de campo.
Comecei a interessar-me cada vez mais pelo treino desta posição tão desvalorizada ( desculpem o termo) em Portugal, e aos 16 anos integrei a minha primeira experiencia como treinador de guarda redes na Fonte Grada.
Passaram se 4 anos desde que iniciei as funções, e a cada ano, mês, dia que passa tenho cada vez mais a certeza que é isto que quero fazer da minha vida, ser guarda redes considero uma arte mas ser treinador destes também o acho, sem duvida que ambos precisam um do outro e só assim o sucesso e a arte do treino de guarda redes começará a ser vista com outros olhos.